12 de nov. de 2009

Quer sombra e água fresca?

Ontem, a caminho das minhas compras semanais, vi que a prefeitura de Guelph providencia uma limpeza geral da cidade. Mas não tem aquele pessoal vestido de laranja varrendo as ruas não! O esquema aqui é diferente...

explico: depois daquele espetáculo de árvores coloridas, as folhas caem.
Mas imaginem que não é coisa pouca: montes e montes de folhas secas cobrindo o chão e as calçadas...os moradores "varrendo" os gramados ao redor das casas, empilhando as folhas num canto. É quase um ritual, todo ano tem!
Depois a prefeitura manda carretos que passam recolhendo tudo.

Pensando nessas diferenças culturais me lembrei de um episódio que aconteceu lá em São Carlos.
Num dia quente (como de costume) eu e o Tadeu fomos almoçar fora. Para estacionar o carro a gente procurou uma sombra..mas como todos vocês sabem bem, não é tão facil encontrar um sombrinha pelas ruas, daquelas BOAS, que deixam o carro a uma temperatura agradável (e sabemos o quanto essas vagas são disputadas).
Não teve jeito: o carro ficou lá, tostando no sol, esquentando feito forno.
E na volta, o que testemunhamos? Um senhor cortando a ÚNICA arvorezinha do quarteirão! Acho que era um "salgueiro-chorão", pequeno ainda, mas com tamanho suficiente para sombrear a janela da frente da casa do próprio senhor!
Não resisti e pergunti POR QUÊ ele estava cortando a tal árvore. A resposta? Porque fazia muita "sujeira"!


o pior é que esse não é um fato isolado. É impressionante como muita gente nem para pra pensar na sombra fresca que essas árvores nos dão. Já repararam como é MUITO mais fresquinho embaixo de uma árvore? Pode estar o calor que for, embaixo de uma árvore é sempre mais gostoso...
Faça um teste e preste atenção: fique descalço (de preferência) por 2 minutos numa rua ou calçada à pleno sol e depois mais 2 minutos embaixo de uma árvore. Rsrs..viu?

Acho que vale a pena gastar umas calorias varrendo a calçada de vez em quando...

Nenhum comentário: